top of page
Foto do escritorVanessa Miranda

A felicidade é resolver problemas

Ficamos aborrecidos, frustrados ou assustados quando surge um problema na nossa vida. Pois, resolver problemas pode ser uma tarefa difícil.


Afinal, ninguém gosta de problemas!


Mas, um problema não necessita de ser, necessariamente, algo mau. Até porque, eles são uma constante na nossa vida.


Nunca nos vamos ver livres deles.


Há um livro“ A arte subtil de saber dizer que se f*da”, de Mark Manson, onde ele diz que os problemas nunca param. Estão em constante movimento, apenas são trocados por outros problemas.


A felicidade está na resolução dos problemas constantes das nossas vidas.


Mark Manson diz que o segredo para atingirmos a nossa felicidade é resolver os problemas, e não - não ter problemas. Atingir um estado de felicidade nossa vida pode ser um desafio, requer bastante de nós e, muitas das vezes, não estamos dispostos a fazer algum “sacrifício” por ela, para estarmos bem.


A felicidade requer que resolvamos problemas, pois é assim que vamos descobrir quais os problemas que gostamos de resolver.


Esse exercício é uma excelente forma de nos conhecermos. Porque se evitarmos todos os problemas que nos circundam, acabamos por viver numa vida de ilusão.


Os problemas podem ser coisas simples como alimentarmo-nos bem, fazermos algo pela primeira vez, sermos ativos e fazer exercício físico, ou até viajarmos para um local totalmente desconhecido. Por outro lado, os problemas podem ser coisas mais complexas, como desenvolver melhor as nossas amizades, resolver alguma coisa num relacionamento com os nossos pais ou companheiro/a, descobrir aquilo que nos motiva e nos apaixona, para tentar uma carreia, descobrir como lidar com os nossos traumas e medos.


Independentemente do nosso problema, é importante que o resolvamos. Pois assim, é que nos vamos sentir, realmente, felizes.


Não temos de ver a nossa vida como algo tão mau ou difícil. Ela pode ser simples e leve.


Infelizmente, algumas pessoas preferem viver uma ilusão de vida e darem-se à negação, que não precisam de resolver problemas, pois eles não existem. A insegurança e o medo acabam por dominá-las, por completo. Outras, preferem a vitimização, acreditando que nada pode resolver os seus problemas e que o melhor é fechá-los numa gaveta. Seguem com uma vida angustiada e com raiva.


Precisamos de resolver tudo na nossa vida. Só assim, conseguimos alcançar a nossa felicidade.


A felicidade é ação. Quando resolvemos os diversos problemas da nossa vida, mexemos com o nosso ego, fazendo-nos refletir na nossa vida: no que queremos e no que é melhor para nós.


Aceitar e resolver. Simples, assim.


Até ao próximo artigo.


e




Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page