Para além das inúmeras vantagens a nível respiratório, muscular, circulatório e ósseo, o mar pode representar um papel fundamental no combate ao stress, ansiedade e até depressão. Estando dispostos a nele mergulhar ou somente ficar a observar, as vantagens são vastas.
Desde logo, basta que avistemos o mar para que hajam repercussões no córtex pré-frontal do cérebro e nas nossas emoções, o que faz com que o stress e a tensão diminuam.
Também através da influência cerebral, o mar estimula a produção de serotonina, que se trata de um neurotransmissor associado à sensação de bem-estar. Desta forma, o sistema nervoso é influenciado pela atividade da serotonina, que atua bloqueando o stress.
Além disso, por ser rica em magnésio, a água salgada alivia os sintomas depressivos, reduzindo a ansiedade, por ter um efeito calmante e revigorante.
Um mergulho ou uma simples ida à praia podem significar uma importante ajuda no que diz respeito à saúde mental. Com a chegada do calor e dos dias com mais horas de sol, fica a dica!
Vemo-nos no próximo nível?
Comments