A consciência é inerente ao ser humano. Exige reflexão, gerando em nós o conhecimento para criar, inovar, afirmar e até opinar, através dos nossos próprios pensamentos.
Também nos permite olhar para o mundo que nos rodeia e, através dela, captar a essência da vida. O sentimento de existência. Não podemos negar que a consciência é o âmago do ser humano e fonte do conhecimento, que ansiamos beber dela.
Por isso, hoje, celebramos o Dia Internacional da Consciência.
Dia Internacional da Consciência
Partindo da premissa da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a missão das Nações Unidas em proteger as gerações futuras do flagelo da guerra é consistente com valores, atitudes e comportamentos que reflitam e inspirem a interação social e partilha.
Não perdendo de vista os princípios da liberdade, justiça e democracia!
A verdadeira transformação da missão das Nações Unidas é o direcionamento para uma cultura de paz.
Consciente da necessidade da criação de condições de estabilidade e bem-estar, assim como de relações pacíficas e harmonizadas, sustentadas no respeito pelos direitos humanos e liberdades, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião, a Assembleia Geral promulgou o dia 5 de abril, como Dia Internacional da Consciência.
O Objetivo
O objetivo deste dia é mobilizar os esforços da comunidade internacional, levando-a à reflexão para a promoção da paz e da inclusão.
Uma consciência coletiva deve ser reforçada, para a transformação de uma sociedade guiada por valores justos.
Ilustra-se ser utópico, mas é possível! A promoção de uma cultura consciente é a missão da ONU… e de todos nós.
Para tal, é necessário a fomentação de atividades educativas, culturais, sociais e cívicas, pensadas para todas as idades e grupos sociais, para que tenham a oportunidade de aprender, dar, partilhar e receber!
É inquestionável a promoção de uma cultura de paz e consciente.
Não é difícil. É necessário resiliência, dedicação e consciência. Por um futuro melhor!
Comments