Liberdade é, sem dúvida, uma palavra bonita e mágica, que queremos que nos acompanhe toda a nossa vida.
Liberdade é, de facto, libertador!
Pode ser, também, muito desejada, mas mal compreendida e respeitada.
A liberdade é um direito que nasce connosco. Dita-nos para realizarmos as nossas próprias escolhas, para traçarmos o nosso futuro e determinarmos os caminhos da nossa vida.
Sim! Liberdade é responsabilidade.
Ser livre é agirmos conforme as nossas próprias vontades, sem prejudicar o próximo. É sermos nós, sem perturbar o outro. Trata-se do respeito por nós e pelos outros, e o respeito que os outros devem ter em função de todos os nossos direitos.
Liberdade é, da mesma forma, sobre convivência em sociedade, civismo, harmonia e bom senso.
Liberdade é o amor!
É seres tu, ser consciente! Permitires-te!
Liberdade é sentir esse turbilhão de sentimentos.
Hoje, celebramos o Dia Mundial da Liberdade
Este dia, celebra-se todos os anos a 23 de janeiro. A data foi criada pela ONU e proclamada pela UNESCO.
Para celebrarmos este dia é importante refletirmos nos dois primeiros artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos:
Artigo 1º: “Todas os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.”
Artigo 2º: “Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.”
Vivamos intensamente.
Sejamos livres, intensamente.
Vemo-nos no próximo artigo! Até lá, podes fazer a tua reserva para a próxima edição da Caminhada com Sentido, em Coimbra.
Comments