Se pensarmos no simples ato de rir nunca diríamos que são necessários mais de 400 músculos para o fazer. Contabilizando apenas a zona da cara, se rires e conversares em simultâneo, movimentas 84 músculos!
Claro que o número de músculos em funcionamento poder variar de acordo com as caretas que fazes a rir. Por exemplo, um sorriso largo - levantando o lábio superior e o ângulo da boca, poderás usar o zigomático maior (o osso da "bochecha"). Podes também dar uso aos músculos Platisma (um músculo que ocupa grande parte do pescoço) e ao Risório – um pequeno músculo que fica nas partes laterais do canto da boca.
Mas qual a razão para os humanos rirem?
Este vídeo da BBC explica - sugestão: ativa as legendas no Youtube de acordo com o teu idioma.
Sabias que as mulheres riem 126% mais do que os homens? E que riem mais 40% quando conversam entre elas? E que ao contrário dos homens, as mulheres riem menos à medida que os anos passam?
Estes dados vêm da investigação realizada pela Universidade de Maryland nos Estados Unidos da América.
O riso é contagiante porque as pessoas riem muitas vezes porque as outras também riem e sabe bem rir com os/as outros/as. Fun fact: É por isso que os programas de humor na Televisão gravam o publico a rir!
"Um dia sem riso é um dia desperdiçado." — Charlie Chaplin
Quais os benefícios do riso?
Apesar de todos/as sentirmos na pele as vantagens do riso vamos listar algumas:
A melhoria do funcionamento imunológico;
O alívio do stress e dor;
O aumento da tolerância à dor;
Melhorias na saúde cardiovascular - fortalece o coração, dilata os vasos sanguíneos e diminui a pressão arterial;
Redução da ansiedade;
Trabalha os abdominais;
Melhora a respiração;
Desenvolve a criatividade;
Dá maior sensação de segurança e humor;
Fomenta o sentimento de pertença e união, particularmente em ambiente profissional ajuda à união dos elementos das equipas - é a HBR que o diz aqui;
Maior produtividade e motivação, seja na vida pessoal assim como na profissional
Qual o impacto da Covid-19 no riso?
A pandemia Covid-19 provocou o isolamento físico e conseguentemente impactou a interação social. Aprendemos a criar empatia através de ecrãs e a ria em conjunto através da internet e/ou de uma chamada de telefone.
Como exercitar o riso?
Se muitas pessoas vão ao ginásio para tratar do corpo (e até da mente), existe também um para o riso: terapia ou yoga do riso. Já ouviste falar?
Treina aqui:
Comments